sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ceará-mirim - Sem condições de Trabalho a cidade é descredenciada do Mais Médicos

Do G1/RN
Imagem da Internet


O município de Ceará-mirim, localizado na região metropolitana de Natal, foi descredenciado do Mais Médicos por não ter atendido aos critérios estabelecidos legalmente no programa pelo Ministério da Saúde. Dentre os problemas apontados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), estão a falta de condições de trabalho nas unidades de saúde e das devidas condições de moradia e alimentação para acolher os três profissionais - dois espanhóis e um boliviano - que estavam na cidade desde setembro de 2013.
A coordenadora do Mais Médicos no Rio Grande do Norte, Claudia Frederico de Melo, explicou que existe um canal de comunicação entre o Ministério da Saúde e os profissionais no portal do programa. Segundo ela, os médicos que estavam atuando em Ceará-Mirim notificaram o Ministério da Saúde sobre os problemas que estavam enfrentando.


O Ministério, por sua vez, solicitou que o Estado verificasse a veracidade das informações. "Nós estivemos no local e constatamos que as duas unidades de saúde não oferecem a mínima condição de trabalho e funcionam em um local improvisado. Após várias visitas e repactuação de prazos, o prefeito não cumpriu as responsabilidades previstas em contrato e o município foi descredenciado", disse.
Além da falta de estrutura nas unidades de saúde, o município não ofereceu as devidas condições de moradia e alimentação para os médicos, segundo a Sesap. "Houve dificuldade no alojamento dos médicos, demora nos repasses de valores para pagamento de aluguel, mas, após vários prazos, isso foi resolvido", disse Claudia.
Ela explicou que o próprio programa prevê o remanejamento dos médicos em casos como este. "Os médicos serão remanejados para Natal", informou. De acordo com Claudia Frederico, esse é o primeiro caso de descredenciamento de município no Rio Grande do Norte.

Justiça afasta prefeito suspeito de improbidade administrativa no RN

Do G1/RN

Imagem da Internet

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) afastou nesta sexta-feira (31) o prefeito de Barcelona, Carlos Zamith de Souza, por improbidade administrativa. A decisão liminar é do desembargador Claudio Santos e restaura resolução da presidência da Câmara Municipal do município que cassou o mandato do prefeito. Barcelona fica a 96 quilômetros de Natal.
O pedido para a destituição do prefeito do cargo foi formulado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Israel Leonidas de Medeiros Mafra, e o vice-prefeito, Vicente Mafra Neto, para derrubar liminar concedida pelo juízo da comarca de São Tomé, que determinou a suspensão do ato que declarou extinto o mandato de Zamith, ao apreciar recurso sobre a questão.


Na decisão desta sexta, o desembargador salienta que devem ser tomadas as providências para a imediata substituição do governante suspeito de mau uso de verbas públicas até que aconteça o julgamento de mérito do recurso pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O prefeito, governante municipal em outras gestões e eleito para mais um mandato em 2012, foi condenado em junho de 2010 à suspensão de seus direitos políticos por cinco anos. O entendimento do juízo de São Tomé era o de que foi decretada a suspensão mas não a perda de sua função pública, que perdera o objeto em razão dele não estar ocupando cargo por ocasião da sentença. Mas a Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife) manteve a condenação, da Vara Federal, pelos atos lesivos à administração pública com a suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

Moralidade administrativa
Para Claudio Santos, a perda da função pública passa a ser uma consequência natural e inafastável neste caso. Não há como se aceitar juridicamente, destaca o desembargador, que alguém condenado por ter praticado condutas de flagrante inaptidão para o trato com o dinheiro público, possa exercer normalmente função pública, qualquer que seja esta. Tampouco pode ser considerada o fato de ter havido lapso de tempo entre o que ocorreu em mandato anterior em relação ao atual. Isto não significa, observa Santos, “adiamento do início do cumprimento da penalidade de inelegibilidade para momento posterior ao término do atual mandato”.
Seu entendimento está baseado no princípio constitucional da moralidade administrativa. “Não tem o agravado (prefeito) condições morais sequer para ser candidato, quanto mais para o exercício de mandato, por um período de cinco anos, como determinado da decisão judicial”, salientou o magistrado.

Agricultor morre após acidente com moto na rodovia entre Nova Cruz e Jacaraú/PB


 
Um acidente envolvendo um caminhão F4000 e uma moto Jhonny na rodovia 071, trecho que liga o município de Jacaraú-PB a cidade de Nova Cruz-RN, deixou uma vítima fatal.

Pouco antes das 12h00 desta sexta-feira (31), o senhor Antônio Pedro, popularmente conhecido como "Tonho Barbudinho", de 52 anos de idade, vinha da Cidade de Jacaraú e retornava para sua residência, no Sítio Tanque Dantas, quando perdeu o controle de sua moto numa curva, indo para a contra-mão e colidindo frontalmente com o caminhão do motorista Leonildo Antônio, morador da Cidade de Pedro Régis, que vinha em sentido contrário.

A cunhada da vítima, vinha de carro atrás e testemunhou todo o acidente. A jovem contou a Polícia que Antônio carregava arames farpados em sua garupa e olhou para traz no momento em que entrava na curva, perdendo o controle da moto. Ainda segundo ela, o motorista do caminhão fez todo o esforço para desviar, jogando o veículo no acostamento, mas não conseguiu evitar a colisão. O testemunho da jovem é confirmado pelas marcas dos pneus na pista.


Foi o motorista do caminhão, que em prantos e desesperado, chamou o socorro. O SAMU e a ambulância do município chegaram em seguida, constatando a morte de Antônio. Seu Antônio era tio do ex- vereador Haroldo do município de Jacaraú.


No local, o Destacamento das Policias de Jacaraú e Pedro Régis resguardam o corpo até a chegada do GEMOL.


Por Pery Camilo e Amigosdaonça

Justiça Federal do RN determina interdição de praia urbana em Natal

Do G1/RN

Vista aérea da Praia de Areia Preta, em Natal (Foto: Canindé Soares/Cedida)
Vista aérea da Praia de Areia Preta, em Natal (Foto: Canindé Soares/Arquivo pessoal)

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a interdição da praia de Areia Preta, em Natal. O juiz Magnus Delgado, da 1ª vara Federal, definiu que o fechamento deve vigorar até que todo problema dos ligamentos clandestinos de esgoto na praia seja solucionado pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e pela Prefeitura de Natal. A praia de Areia Preta é um dos cartões-postais de Natal e fica no bairro de mesmo nome considerado nobre.
Na decisão, o juiz determina que “coloquem tapumes, cordas, cones, bombeiros, PMs para o contato com os banhistas mais distraídos que insistam em frequentar a referida praia/esgoto, e o façam imediatamente, devendo ser providenciada a afixação de mais placas divulgando o lançamento de esgoto na praia, esclarecendo a todos sobre os riscos a que estarão se submetendo caso descumpram as restrições de uso”, escreveu. Ao G1, a Caern informou que ainda não foi notificada e que irá aguardar essa notificação para dar algum posicionamento. Já Carlos Castim, procurador geral do município de Natal, informou que também não recebeu nenhuma notificação oficial. "A princípio não recebemos nenhuma notificação. É preciso ver o processo, mas analisando superficialmente, entendo que obras de esgotamento sanitário no município são de responsabilidade da Caern. Só nos posicionaremos após análise do processo e quando recebermos notificação oficial", disse ele.
Magnus Delgado chamou atenção para o fato de que a Prefeitura de Natal está investindo R$ 12.692.890,02 na obra de revitalização da orla urbana, mas apenas R$ 181.984,72, na ampliação da rede de esgoto, conforme constam placas informativas na referida praia.
“Calçadas em perfeito estado de conservação e passeios públicos atrativos são muito importantes nas praias de qualquer cidade, e mais ainda numa capital que sediará os jogos da Copa do Mundo de 2014, sem dúvida alguma que sim, mas não mais do que garantir que seja cessada a poluição da água do mar das praias urbanas contempladas com as ditas calçadas”, escreveu o juiz, ainda na decisão.
Delgado analisou também: “Para que serve tanto investimento em Copa e maquiagem de calçadas, revitalização dos passeios públicos da orla marítima, para atrair turistas que não mais voltarão e evitarão que seus conhecidos se submetam a um passeio tão memorável e ‘cheiroso’? Apenas para legar à população um meio ambiente destruído?”.
O juiz federal relatou ainda que os investimentos na “maquiagem da cidade” destoam da apatia em resolver o problema do saneamento básico. “Enquanto continuam a ser investidos milhões na maquiagem da cidade, e se opta por não se resolver a questão do saneamento básico, permitindo-se a continuidade da poluição das praias urbanas, que ao menos seja assegurado, à população, o direito de informação, o direito a uma informação contundente, verdadeira, mais ostensiva, que lhe coloque a par da situação”, destacou.
O magistrado criticou o fato da Caern e a Prefeitura de Natal não assumirem suas responsabilidades. “Não se pode mais admitir, seja dentro, seja fora deste processo, até mesmo por uma questão de cidadania, o jogo de “empurra” de responsabilidades, da Caern para o Município, do Município para a Caern, sem que nada seja feito para dar um basta aos crimes ambientais que ambos vêm praticando”, frisou.
O caso
A decisão foi proferida no processo de cumprimento de sentença de processo já transitado em julgado, em 2002, que determinava o desligamento de todos os esgotos domésticos clandestinos existentes nas galerias pluviais que desembocam nas principais praias centrais da cidade, com determinação de preservação do meio ambiente desses locais, de forma contínua.
Ainda em 2003 foi verificada que ainda haviam esgotos clandestinos e em 2004 a Companhia e Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte emitiu comunicado afirmando que havia feito uma solução “paliativa” para o problema. Nos autos, o Município de Natal informou que em cumprimento à sentença ainda em 2001 desativou o trecho de drenagem na Rua 25 de dezembro, no bairro de Areia Preta.
Laudo nos autos do processo informam que “Rede de esgotamento sanitário bastante defasada da realidade atual de contribuição em algumas áreas, notadamente no sistema coletor da praia de Areia Preta/Mãe Luiza; A permanência de ligações clandestinas de esgoto a rede pluvial, principalmente no bairro de ‘Brasília Teimosa’ onde a rede pluvial continua jorrando efluentes de esgoto na Praia do Forte”.
“Infelizmente, para a vergonha de todos e, principalmente, deste Juiz encarregado de fazer cumprir a obrigação fixada na sentença exequenda, uma praia saudável e limpa é tudo que não existe nesta capital do Rio Grande do Norte, por qualquer lado que se olhe”, escreveu o juiz Magnus Delgado na decisão de cumprimento de sentença.

Homem fura bloqueio da PRF e é preso durante blitz em Natal

Do G1/RN
Imagem da Internet ( Google)

Um homem com sinais de embriaguez foi preso durante uma blitz na noite desta quinta-feira (30) na BR-101, em Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o suspeito não atendeu a ordem dos agentes para parar e avançou contra a equipe, o que quase ocasiou um acidente.

Segundo o inspetor Péricles Santos, da PRF, a blitz aconteceu no bairro de Neópolis, na zona Sul da cidade, no sentido Natal/Parnamirim. O suspeito tem 32 anos e estava em uma caminhonete quando os agentes pediram que encostasse o veículo. "Logo no começo da operação ele furou o bloqueio e quase atropela um dos agentes. Nós empreendemos um acompanhamento tático e conseguimos prendê-lo", explicou o agente.
Ainda segundo o agente, ainda é comum no Rio Grande do Norte motoristas que insistem dirigir sobre o efeito de álcool. "Apesar da fiscalização constante aos motoristas, ainda há aqueles que insistem em fazer essa mistura perigosa que é a bebida com o volante", disse Santos.
O homem foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de Candelária. De acordo com a PRF, a blitz faz parte da primeira etapa da operação nacional denominada Rodovida, que acontece em rodovias federais de todo o país.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sessão Extraordinária da Câmara de Santo Antônio prevista para amanhã é cancelada


A sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio, o vereador Nego de Mário (PRB), prevista para acontecer amanhã (31), às 14h, foi cancelada. O motivo do cancelamento e quando vai ocorrer a sessão até o momento não foi informado pela assessoria da Casa.

Na pauta estavam três projetos de lei encaminhados pelo prefeito municipal Lula Ribeiro para serem apreciados na Casa Legislativa. O Executivo Municipal enviou o projeto de lei que propõe a criação de cargos comissionados e regulamenta a estrutura administrativa; o segundo que dispõe sobre a fixação dos cargos comissionados e o reajuste anual dos servidores públicos efetivos do município; e o último que dispõe sobre a contratação por tempo determinado.

O que pode ter acontecido para sessão ser cancelada? Só o prefeito e os vereadores de sua base sabem a resposta. Como não quero cometer nenhuma injustiça, prefiro evitar comentários precipitados e aguardar um comunicado oficial por parte da presidência da Casa sobre o motivo para o cancelamento da sessão extraordinária marcada para esta sexta-feira.
 
Informações Amigosdaonça

Caminhão carregado de gelo pega fogo na Grande Natal

Do G1/RN


Caminhão pegou fogo na BR-101, em Parnamirim (Foto: Klênyo Galvão/G1)
Caminhão pegou fogo na BR-101, em Parnamirim (Foto: Klênyo Galvão/G1
Um caminhão baú pegou fogo na BR-101, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, no início da noite desta quinta-feira (30). De acordo com o soldado da Polícia Militar Gláucio Botelho, ninguém ficou ferido. Segundo ele, o motorista do caminhão tentou conter as chamas com o extintor do veículo, mas não conseguiu.
Duas pistas da BR-101 no sentido para o interior do estado ficaram interditadas por causa do incêndio. De acordo com a PM, o caminhão baú pertence à empresa Pescados da Cruz e estava carregado de gelo. A Polícia Rodoviária Federal deslocou uma equipe até o local para organizar o tráfego de veículos.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e conseguiu conter o fogo. O trânsito ficou congestionado na BR-101 por causa da interdição das vias.



Polícia prende quadrilha que realizava assaltos na zona Sul de Natal

Do G1/RN

Grupo estava com revólver e celulares roubados (Foto: Tenente Rodrigo Arruda/Polícia Militar)
Grupo estava com revólver e celulares roubados (Foto: Tenente Rodrigo Arruda/Polícia Militar)

Uma quadrilha foi presa na noite desta quarta-feira (29) no bairro de Neópolis na zona Sul de Natal. Segundo a Polícia Militar, o grupo havia acabado de assaltar uma jovem nas proximidades da marginal da BR-101, no mesmo bairro.

De acordo com o tenente Rodrigo Arruda, do 5º Batalhão de Polícia Militar,a prisão aconteceu por volta das 22h, próximo à passarela do bairro Neópolis, na BR-101. "Os suspeitos estavam em um carro modelo Gol trafegando na marginal da BR-101, quando passamos pelo local notamos que o grupo estava em atitude suspeita e fizemos a abordagem", disse ele.
Segundo o policial militar, assim que pararam o carro, a equipe da PM encontrou um revólver calibre 38 sobre o painel do veículo. Dentro carro haviam quatro homens, com quem foram encontrados além da arma cinco aparelhos celulares, sendo que dois haviam sido roubados momentos antes. "Enquanto fazíamos a revista, uma jovem que se aproximou e nos relatou que havia sido assaltada por quatro homens e que eles levaram dois celulares dela. Os aparelhos que ela descreveu correspondiam com os que foram encontradoos com os suspeitos", disse.
Além dos celulares, o policial disse que o carro também pode ter sido roubado. "Nossa suspeita é essa. Não sabemos precisar ainda quando nem aonde foi roubado", explicou ele.
Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, no bairro de candelária, em Natal. Segundo a PM, eles devem responder por roubo e porte ilegal de armas.

Chuva alaga ruas e complica trânsito em Natal

Do G1/RN

Vários pontos da cidade ficaram alagados (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)
Vários pontos da cidade ficaram alagados (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)

As fortes chuvas que caíram em Natal na madrugada desta quinta-feira (30) causaram vários pontos de alagamento na capital potiguar. De acordo com o site da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), das 0h às 7h desta quinta-feira choveu 49,3 milímetros de chuva em Natal. Por causa dos alagamentos, o trânsito ficou congestionado em diversas regiões.
Na avenida Salgado Filho, em Lagoa Nova, a água tomou conta das três pistas e só era possível passar um carro de cada vez. Por causa disso, a BR-101, sentido Parnamirim/Natal ficou parada no início da manhã.
O trânsito também ficou complicado nas proximidades da avenida Integração, em Candelária, que ficou interditada por causa do alagamento. Também foram registrados pontos de nas avenidas Engenheiro Roberto Freire e Prudente de Moraes, na zona Sul de Natal, e na avenida João Medeiros Filho, na zona Norte.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Trabalhadores em educação da rede estadual de Santo Antônio se reúnem hoje para discutir greve


Trabalhadores da rede estadual de educação de Santo Antônio estarão se reunindo na tarde desta quarta-feira (29) para discutir a greve da categoria deflagrada ontem durante uma assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN).

O motivo para a paralisação é o descumprimento por parte do governo dos acordos firmados em 2013.

A reunião promovida pelo Sinte/RN vai acontecer a partir das 16h, na Escola Estadual Filomena de Azevedo, onde será definido o cronograma de atividades que serão desenvolvidas no período da greve nas escolas estaduais do município. 


Informações Osamigosdaonça 

Ministério da Fazenda abre concurso para 1.026 vagas

Do G1

Imagem da Internet

O Ministério da Fazenda abriu concurso público para 1.026 vagas de assistente técnico-administrativo. O salário é de R$ 3.050,82. Do total das oportunidades, 66 são reservadas para pessoas com deficiência.
No site do Diário Oficial da União, é possível ver o edital (acesse o edital).
Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível médio. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

As vagas são para os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 3 e 16 de fevereiro pelo site
www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa é de R$ 62.

A seleção será feita por meio de prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos.

As provas serão aplicadas na data provável de 27 de abril nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Teresina e Vitória.

A validade do concurso será de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Menor é apreendido ao tentar jogar drogas e celulares para presídio no RN

Do G1/RN

Menor foi detido quando quando tentava jogar drogas e celulares para dentro do presídio (Foto: Sérgio Costa/Portal BO)
Menor foi detido quando quando tentava jogar drogas e celulares para dentro do presídio (Foto: Sérgio Costa/Portal BO)

Um adolescente foi apreendido na tarde desta terça-feira (28) quando tentava jogar drogas e celulares para a área interna do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal. De acordo com a direção da unidade, o adolescente tem 16 anos e tentava levar o material para presos que cumprem pena na unidade.

Segundo Petrúcio melo de Freitas, diretor da unidade prisional, o menor de idade estava em uma moto e tentou jogar o material pelo muro do lado externo da unidade. Logo que parou a motocicleta, ainda de acordo com o diretor, o jovem foi flagrado por um dos policiais militares que estavam na guarita da unidade prisional. O policial atirou contra o suspeito, o que chamou a atenção dos agentes penitenciários que estavam no lado de dentro do presídio.

Os tiros também chamaram a atenção da população, que conseguiu segurar o adolescente até a chegada dos agentes. Com ele foi encontrado meio quilo de maconha e três aparelhos celulares.

Após ser detido, o menor de idade foi levado para a Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente (Dea) e foi submetido a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de tráfico de drogas. O diretor não soube precisar se a droga e os celulares eram destinados a um único preso ou para mais de um detento.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Governo decreta desapropriação para obras do Pró-transporte em Natal

Do G1/RN

Imagens da Internet
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta terça-feira (28) o decreto que determina a área de utilidade pública, por onde vão passar as obras de mobilidade na Zona Norte, conhecida como Pró-transporte. A partir desse decreto será dado início aos processos de desapropriações.
No texto do decreto consta a delimitação geográfica de todo o eixo poligonal das áreas afetadas pelas obras, que envolve, desde a descida da ponte Newton Navarro, passando pela Rua Conselheiro Tristão, até o prolongamento da Av. Moema Tinoco com a BR-101 Norte (denominado eixo Moema Tinoco); além das avenidas Tocantínea, Rio Doce, das Fronteiras até o gancho de Igapó (eixo Fronteiras).


Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (27) entre representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Tribunal de Justiça do Rio Grande (TJRN), ficou definido que o Núcleo de Mediação do TJRN vai participar do processo de desapropriação  para a concretização das obras do programa Pró-Transporte, na Zona Norte de Natal
“Viemos pedir o apoio para que essas ações corram o mais rápido possível, até para garantir a segurança jurídica, tanto para o Estado, quanto para o proprietário”, explicou Dr. Francisco Sales, procurador designado da PGE para tratar das desapropriações.

De acordo com a assessoria do TJRN, a instituição irá disponibilizar juízes e servidores para que sejam realizados acordos entre as partes e sejam evitados processos judiciais.
"Com essa mediação ganhará o Estado, as partes e a população, já que não será preciso esperar muito tempo para que as obras comecem. Vamos trabalhar para que essas desapropriações sejam feitas de acordo com a legislação e sem prejuízos à população.”, explicou a desembargadora Zeneide Bezerra, que coordena o Núcleo de Mediação do TJRN.
Ainda de acordo com a desembargadora, o Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, enviará ainda esta semana, entre outras informações, a quantidade de desapropriações. Dessa forma o TJRN poderá definir os recursos humanos a serem disponibilizados, como por exemplo, quantidade de juízes e servidores que vão atuar nesse processo.
Para Francisco Sales, procurador do Estado designado para tratar das desapropriações, a participação do Tribunal de Justiça do RN é muito importante para o sucesso desses processos. “Viemos pedir o apoio do TJRN, que através do seu Núcleo de Mediação, poderá acelerar o processo de desapropriação e evitar a judicialização da questão”, disse Sales.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Ventania derruba antena e destelha casas no interior do RN

G1RN
Bombeiros registraram ocorrências em Parnamirim e São José de Mipibu. Não há registro de feridos nas duas cidades.
Uma ventania provocou prejuízos em duas cidades da Grande Natal na manhã deste sábado (25). Em Sâo José de Mipibu, uma antena de internet caiu sobre casas. Em Parnamirim, casas foram destelhadas e uma árvore caiu. Ninguém ficou ferido.
A  antena, segundo moradores de São José de Mipubu, é de um provedor de internet. Ao cair, ela atingiu três casas da rua Bela Vista. Ninguém ficou ferido. Um dos imóveis estava vazio e teve o telhado comprometido com a queda da antena. Nas outras duas casas, a antena também atingiu o telhado e as caixas d'água. Essas duas casas ficaram alagadas e os moradores tiveram móveis e eletrodomésticos danificados. O dono da antena nõa foi localizado pela equipe da Inter TV Cabugi que foi ao local.
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte registrou ainda danos em Parnamirim. Em um condomínio, casas foram destelhadas pelo vento. No bairro de Nova Parnamirim, uma árvore caiu.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Caixa abre inscrições para concurso de nível médio e superior

Do G1/RN

Imagens da Internet

 A Caixa Econômica Federal abre nesta sexta-feira (24) as inscrições para dois concursos públicos para formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico bancário novo, engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico e para médico do trabalho.
As oportunidades são para Acre, Rondônia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Os editais podem ser acessados no site do Cespe/UnB (clique aqui para acessar o concurso para técnico e clique aqui para acessar o edital para engenheiro e médico).

O provimento das vagas estará sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades da Caixa.
Técnico bancário
O salário para técnico bancário novo é de R$ 2.025,00 para jornada de trabalho de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais. O candidato deve ter nível médio.

O técnico bancário prestará atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público; efetuará todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na unidade; operará microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na unidade; instruirá, relatará e acompanhará processos administrativos e operacionais, entre outras atividades.

Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados no concurso público de 2012 para o cargo de técnico bancário novo até o término de sua vigência, ou seja, 14 de junho de 2014, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O candidato será submetido à investigação social e(ou) funcional, de caráter unicamente eliminatório, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de admissão.

As vantagens oferecidas são participação nos lucros e nos resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm
até 11 de fevereiro. A taxa é de R$ 43.

O concurso público terá duas etapas: provas objetivas e provas discursivas e exames médicos admissionais.
As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4h30 e serão aplicadas na data provável de 23 de março, no turno da manhã. Na data provável de 13 de março, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

A prova de conhecimentos básicos (comuns a todos os polos) terá língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, atualidades, ética e legislação específica. A prova de conhecimentos específicos (para todos os polos, exceto para os de tecnologia da informação - DF, RJ e SP) terá atendimento e conhecimentos bancários. Já a de conhecimentos específicos exclusivamente para os polos de tecnologia da informação terá tecnologia da informação e conhecimentos bancários.

O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da caixa, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final, previsto para 15 de maio.
Nível superior
O salário para engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico é de R$ 8.041,00 para jornada de 8 horas diárias e 40 semanais. Para médico do trabalho é de R$ 4.021,00 para jornada é de 4 horas diárias e 20 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_ns até 11 de fevereiro. A taxa é de R$ 74.
Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados no concurso público de 2012 para os cargos de engenheiro até o término de sua vigência, ou seja, 8 de julho de 2014, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O candidato será submetido à investigação social e(ou) funcional, de caráter unicamente eliminatório, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de admissão.

O concurso terá aplicação de provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos e exames médicos admissionais. As provas objetivas, a prova discursiva e a avaliação de
títulos serão realizadas nas 26 capitais das unidades da Federação e no Distrito Federal.

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 23 de março, no turno da manhã. Os resultados finais estão previstos para 27 de junho.

Jovens são presos com armas e drogas em Parnamirim, RN

Do G1/RN
Imagens da Internet


Três jovens foram presos com armas e drogas na noite desta quinta-feira (23) no município de Parnamirim, na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, um deles portava uma arma que pertence a própria PM do Rio Grande do Norte.
 
De acordo com o tenente Ewerton de Moura, da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), as prisões aconteceram no bairro Bela Vista. "Primeiro foram abordados dois jovens, que portavam uma espingarda e munição, além de pedras de crack e pequenas porções de maconha. Um deles disse que estava armado porque estaria se defendendo de um terceiro jovem, que teria o ameaçado", fcontou o tenente.
O jovem indicou o local onde o suspeito estava, levando a polícia até o local. "Quando chegamos ao local fizemos aprisão por porte ilegal de armas. Quando chegamos na delegacia, ao verificar a procedência vimos que a arma era de propriedade da Polícia Militar", disse o tenente Ewerton.
Ainda de acordo com o tenente, a arma pode ter sido roubada de um policial. "Provavelmente esse revólver foi roubado, só podemos precisar quando. Isso só uma apuração mais rigorosa iraá dizer.
Os jovens foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da zona Sul, no bairro de Candelária,

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PF prende casal de gregos com 8,3 quilos de cocaína em aeroporto do RN

Do G1/RN
Foram encontrados nove pacotes com cocaína escondidos no fundo falso de uma mala no RN (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Foram encontrados nove pacotes com cocaína escondidos em uma mala (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal prendeu na noite desta quarta-feira (22) um casal de gregos que transportavam 8,3 quilos de cocaína camuflados na bagagem no aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal. Foi a maior apreensão de cocaína feita pela PF nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte.
de 21 anos e uma professora de 25. Eles pretendiam embarcar em um voo para Lisboa, Portugal, levando a droga. A prisão do casal aconteceu quando os policiais realizavam uma fiscalização de rotina junto aos passageiros na área de embarque internacional. Ao passar pela máquina de raio-x, uma das malas apresentou indícios de que continha substância suspeita. Os donos da bagagem foram então levados para uma revista na qual foi encontrada a cocaína.

Na mala estavam escondidos nove pacotes plásticos com droga, todos escondidos em um fundo falso. De acordo com a Polícia Federal, a perícia apontou que a cocaína tinha um alto grau de pureza. Em depoimento, a mulher confessou que os dois foram contratados na
Grécia por um desconhecido.

Todas as despesas da viagem até o Brasil foram pagas e o casal ainda receberia uma gratificação de €8 mil euros caso a encomenda levada de Natal fosse entregue na cidade de Lyon, na França. Ela disse também que, como a mala chegou vazia às suas mãos, mas tinha um peso considerável, imaginou que estivesse transportando “ouro”.

O casal de estrangeiros foi autuado por tráfico de drogas e permanece sob custódia da PF. Esta foi a primeira de 2014 e a maior apreensão de cocaína feita pela Polícia Federal no aeroporto Augusto Severo, nos últimos cinco anos.

Família é vítima de Arastão em casa de Praia em Barra de Tabatinga

Do G1/RN


Imagens Retirada da Internet

Oito pessoas de uma família foram vítimas de um arrastão na noite desta quarta-feira (22) em uma casa na praia de Tabatinga, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Os dois responsáveis pelo crime roubaram celulares e objetos de valor antes de fugir no carro de uma das vítimas. Antes de sair os suspeitos afirmaram que abadonariam o veículo em Parnamirim, na Grande Natal, porém o carro, um Classic, de placas MMY-5244, ainda não foi encontrado.

Filha do proprietário da casa, Caroline Medeiros conta que estavam no local oito pessoas, incluindo dois idosos. Os suspeitos entraram pela parte de trás da casa e armados renderam as seis vítimas que estavam na sala. "Todos subiram para um quarto onde ficaram sendo vigiados por um dos assaltantes. O outro desceu e encontro meus avós. Eles já estavam deitados", relata. Caroline conta que a avó ficou nervosa e o pai precisou descer para acalmá-la.

Após a abordagem, os suspeitos recolheram celulares e objetos de valor, como correntes e relógios. O material foi levado no carro do proprietário da casa. "Eles tiveram o cuidado de tirar os chips e sabiam quais celulares tinham rastreador. Quando fuigiram disseram que o carro seria deixado em Parnamirim e que não ligassem para a polícia, ou matariam todo mundo", afirma Caroline.

A família conseguiu acionar a Polícia Militar ao localizar um celular antigo que foi deixado pelos suspeitos. O crime aconteceu por volta das 19h30.

'Arena aumentará potencial turístico', diz Dilma sobre novo estádio de Natal

Do G1/RN

Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)
Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes/G1)

"Este estádio é tão bonito quanto Natal. A Arena das Dunas vai contribuir para aumentar o potencial turístico de Natal". As palavras são da presidente Dilma Rousseff durante a inauguração do novo estádio da capital potiguar para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (22). A chefe do Executivo Federal colocou o estádio como parte do legado do Mundial, citando ainda as obras de mobilidade urbana e de drenagem que acontecem na cidade.
"Ele é importantíssimo porque vai ter jogos de futebol, principalmente de ABC e América, mas também vai poder receber convenções, reuniões e encontros", acrescenta a presidente, que exaltou os empregos gerados na construção, incluindo operários que são apenados do sistema carcerário potiguar. "Além de tudo, saiu 3% abaixo do preço orçado", disse Rousseff sobre o estádio que custou R$ 423 milhões.

Quando o assunto foi futebol, a presidente lembrou jogadores brasileiros que marcaram época na seleção brasileira nas Copas do Mundo. A paixão do brasileiro pelo esporte, além de nomes de atletas e treinadores foram citados por Dilma, que mais uma vez intitulou o Mundial de 2014 como a 'Copa das Copas'.

"Esse é o país do futebol. Fomos a todas as Copas, tivemos sempre uma relação muito forte e somos apaixonados por futebol. O nosso povo vai saber receber muito bem os visitantes. Temos muito o que apresentar em termos de desenvolvimento, de turismo, entre outras coisas. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto, do Neymar e de tantos outros craques. Temos um treinador campeão como o Felipão. Outro também campeão como Parreira. Tenho certeza que essa será a Copa das Copas", disse a presidente.


A presidente Dilma Rousseff dá 'chute inicial' na inaguração da Arena Dunas, em Natal (Foto: Augusto Gomes/G1)
A presidente Dilma dá o pontapé inicial na
inauguração do estádio (Foto: Augusto Gomes/G1)
Inauguração

 Com pontapé simbólico, a presidente inaugurou a Arena das Dunas. A bola foi entregue por dois operários que trabalharam nas obras. Um deles usava uma camisa da seleção brasileira por baixo do macacão e pediu um autógrafo de Dilma Rousseff. Após dar o primeiro chute no campo de jogo, a presidente foi até a lateral do campo para tirar uma fotografia com um grupo de trabalhadores. Este foi o 7º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos da Copa no país. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão (CE) já foram entregues.

A cerimônia de inauguração aconteceu no início da noite, em meio a um manifesto realizado no entorno do estádio. Centenas de pessoas protestaram contra os gastos da Copa do Mundo e contra as administrações dos governos federal e estadual. Durante a manifestação, a BR-101 foi interditada, um policial militar levou uma pedrada na cabeça e vans da comitiva da presidente foram pichados e apedrejados.

Além da presidente e da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da inauguração o secretário geral da Fifa, Jêrome Valcke, e os ex-jogadores Cafu e Bebeto, campeões do mundo pela seleção brasileira em edições passadas da Copa.
 
Obra da Arena das Dunas está 100% concluída (Foto: Canindé Soares)
Obra da Arena das Dunas está 100% concluída (Foto: Canindé Soares)
A Arena das Dunas

 As obras da Arena das Dunas duraram quase dois anos e meio. O estádio foi construído pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio de uma Parceria Pública-Privada com a empresa OAS ao custo de pouco mais de R$ 420 milhões. Ao todo, trabalharam cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 21 acessos de entrada, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.

Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Manifestantes aguardam Dilma para inauguração da Arena das Dunas

Do G1/RN

Manifestantes saíram às ruas de Natal para protestar contra os gastos da Copa e administração dos governos federal e estadual (Foto: Felipe Gibson/G1)
Manifestantes saíram às ruas de Natal para protestar contra os gastos da Copa e administração dos governos federal e estadual (Foto: Felipe Gibson/G1)

Centenas de pessoas se concentram na entrada da Arena das Dunas, na marginal da BR-101. O protesto começou no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira e seguiu até o estádio. Os manifestantes estão com carros de som, e bonecos da governadora Rosalba Ciarlini e da presidente Dilma Roussef.

A manifestação conta com a participação de sindicatos e movimentos sociais, que pedem mais recursos para segurança e saúde pública. Uma das principais reinvindicações do movimento é contra os gastos com a Copa do Mundo, em detrimento do investimento em hospitais públicos.

A concentração começou às 14h e por volta das 15h o grupo começou uma caminha pela avenida Senador Salgado Filho. Inicialmente, apenas uma das faixas foi interditada. Depois, toda a via foi fechada pelos manifestantes e a Semob passou a controlar o trânsito nas ruas transversais.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, o protesto segue pacífico na porta do estádio. Policiais do BPChoque (Batalhão de Choque) montaram uma barreira na entrada 4 da Arena das Dunas e contam com o apoio de viaturas da Rocam.

Todas as Imagens do Portal G1/RN
 






 
 
 

Polícia procura casal após filho de secretário paraibano ser morto no RN

Do G1/RN
Mateus Caniello, de 21 anos, foi morto com quatro disparos de arma de fogo em Pipa, RN (Foto: Reprodução/Facebook)
Mateus Caniello, de 21 anos, foi morto com quatro
disparos de arma de fogo na praia da Pipa, RN
(Foto: Reprodução/Facebook)


Policiais civis do Rio Grande do Norte, com a colaboração de agentes da Paraíba, estão a procura de um casal que pode ajudar a esclarecer o que motivou o assassinato do fisiculturista Mateus Caniello, de 21 anos, filho do secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello. O jovem foi morto a tiros na madrugada da segunda-feira (20) na praia da Pipa, no litoral Sul potiguar. Segundo o delegado Wellington Guedes, responsável pelas investigações, o casal esteve na pousada onde Mateus ficou hospedado durante o fim de semana. A praia da Pipa fica no município de Tibau do Sul, a 72 quilômetros de Natal.
“Eles podem nos dar informações importantes. Por isso estamos fazendo diligências em busca destas pessoas. Até o momento, este é o único fato novo”, afirmou o delegado. Ainda de acordo com Wellington, o casal é paraibano e foi à pousada como convidado do fisiculturista. “O dono da pousada nos afirmou que apenas o Mateus fez o cadastro. Estas duas pessoas que estamos procurando passaram o final de semana com ele como convidados, por isso não as identificamos ainda”, explicou.
Quanto à motivação, o delegado frisou que o depoimento do casal pode dar pistas, ou até mesmo confirmar, a principal suspeita até o momento. “Acreditamos que ele era envolvido com drogas, principalmente pelo fato dele ainda estar respondendo a um processo por tráfico de entorpecentes em Cabedelo, na Grande João Pessoa”, frisou.
O crime
Mateus Loreto Caniello caminhava por uma rua na praia da Pipa quando foi assassinado. Segundo o delegado, os suspeitos se aproximaram em um Celta. Um homem desceu do veículo, atirou quatro vezes e fugiu. "Foi um crime com características de execução. Ainda estamos colhendo informações, mas uma das linhas de investigação é que a morte esteja relacionada com o tráfico de drogas", ressaltou Welington Guedes.
Ainda de acordo com a polícia, a família de Mateus contou que o jovem era praticante de fisiculturismo e no ano passado ficou em 1º lugar no Campeonato Paraibano de Bodybuilding na categoria juvenil.
O corpo do paraibano foi enterrado nesta terça no cemitério Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande. O G1 tentou entrar em contato com o pai da vítima, mas os telefones estavam desligados.

Nota de pesar

A Prefeitura de Campina Grande divulgou uma nota de pesar pela morte de Mateus Caniello. "Em momento de tão imensurável dor, quando as palavras pouco podem fazer para aliviar a tristeza e a consternação ante perda tão irreparável e prematura, resta a prece para que os corações de todos os familiares e amigos possam ser consolados pelo Criador", assinala a nota.

Vacinação contra HPV na rede pública começa em 10 de março.



A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de março. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, ressaltou que a vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.


O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.

Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.

Informações Valdemar de Tibá

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dilma inaugura Arena em Natal e segue para Davos

Dilma Rousseff destaca investimentos do Governo Federal nas obras de mobilidade urbana
 
Dilma Rousseff destaca investimentos do Governo Federal nas obras de mobilidade urbana
Os assessores da presidenta programaram os deslocamentos e presença de Dilma Rousseff em Natal de uma forma que pela permaneça em torno 1h30 em solo potiguar. Às 17h ela chegará à Arena e às 18h30 o avião presidencial já decola levando a presidenta para Davos, na Suíça, onde ela participará do Fórum Econômico Mundial.

Pela agenda do cerimonial da Presidência da República, Dilma Rousseff não fará nenhum pronunciamento na inauguração. A presidenta desembarca na Base Aérea de Natal, segue de carro para a Arena das Dunas, faz uma visita de reconhecimento interno e vai para o campo de futebol.

Neste momento, a presidenta e a governadora Rosalba Ciarlini desatarão a fita inaugural do empreendimento. Em seguida, no centro do gramado, a governadora dará um chute na bola para a presidenta Dilma e esta outro em direção aos fotógrafos que lá estarão para registrar a cena.

Pelo cerimonial da Presidência, com este ato, Dilma Rousseff sai da Arena e já vai direto para Base Aérea onde embarca no avião presidencial com destino a Suíça.

O ministro do Esporte Aldo Rebello acompanhará a presidente na visita. Além dele, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, também estará no local. Deputados federais e estaduais e diversos representantes de instituições potiguares foram convidados para solenidade de inauguração da Arena das Dunas. A inauguração da Arena também contará com a presença do secretário geral da Fifa, Jerome Valcke. Ele desembarca na noite de hoje na capital potiguar.

Amanhã Valcke será recebido pela governadora Rosalba Ciarlini, com quem almoça no gabinete da chefe do Executivo potiguar. Depois da inauguração da Arena, Valcke embarca para o Rio de Janeiro, onde continuará nas visitas aos estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo.

Como o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está com a ordem de serviço pronta para o início das obras de duplicação do trecho rodoviário conhecido como “Reta Tabajara”, havia a expectativa de que a presidenta aproveitasse a presença em Natal para assinar o documento que autoriza o início dos serviços. Mas, até o fechamento desta edição, estava confirmado que ela fará, na próxima quarta-feira, apenas a inauguração do estádio.

Ontem, em Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff destacou o investimento do governo na área de mobilidade urbana. “Já destinamos R$ 140 bilhões ao setor em todo o País, principalmente para diversificar a malha de transportes”, disse em entrevista a rádios mineiras. “Consideramos a mobilidade coletiva algo fundamental”, completou.

Programação
Agenda da presidenta Dilma Rouosseff para amanhã em Natal:

17h
Chega à Arena das Dunas
>> Visita de reconhecimento;
>> Ao chegar, a presidenta se dirige ao centro do gramado;
>> A presidenta e a governadora cortam a fita inaugural;
>> A governadora Rosalba Ciarlini passa a bola para presidenta Dilma que chutará em direção aos fotógrafos e cinegrafistas

18h30
>> A presidenta embarca, na Base Aérea de Parnamirim, com destino a Davos, na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial


Infomações TribunadoNorte

Ministério da Agricultura abre concurso para 796 vagas

Do G1/RN

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou edital de concurso público para 796 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 2.818,02 a R$ 12.539,38. Do total das vagas, 46 são reservadas para pessoas com deficiência.
No site da Consulplan, é possível ver o edital (acesse o edital).
Os cargos de nível superior são para engenheiro agrônomo, farmacêutico, químico, veterinário e zootecnista da carreira de fiscal federal agropecuário, administrador, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, geógrafo e psicólogo do plano geral de cargos do Poder Executivo.
As vagas de nível médio/técnico são para agente de atividades agropecuárias, agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e técnico de laboratório em atividades técnicas da fiscalização do Mapa, agente administrativo e técnico de contabilidade do plano geral de cargos do Poder Executivo.
Os postos de nível fundamental são para auxiliar de laboratório de atividades técnicas de fiscalização do Mapa.
As vagas são para Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
As inscrições devem ser feitas entre 3 de fevereiro e 6 de março pelo site www.consulplan.net. A taxa é de R$ 38,50 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 71 para nível superior.
A seleção será feita por meio de provas objetiva e discursiva para todos os cargos e avaliação de títulos para os cargos de nível superior. Os locais de prova serão divulgados a partir de 28 de abril no site da organizadora.

As provas serão aplicadas no dia 4 de maio nas 26 capitais dos estados da Federação e no

O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.