quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corpo de Kadafi é sepultado

Misurata (AE) - Um dos filhos de Muamar Kadafi, Seif al-Islam, está se dirigindo para o Níger, país onde seu irmão Al-Saadi Kadafi e dezenas de integrantes do antigo regime líbio já estão abrigados. Rissa ag Boula, conselheiro do presidente do Níger e membro eleito do conselho regional de Agadez, disse à Associated Press que um grupo de tuaregues está ajudando a guiar Seif al-Islam Kadafi. Os tuaregues estão entre os mais fortes partidários de Kadafi e lutaram para mantê-lo no poder. Os corpos de Kadafi, do  filho Mutassim e do ex-ministro da Defesa foram sepultados em local secreto no deserto na madrugada de ontem. O governo interino líbio disse que não revelará o local do sepultamento porque teme que as covas sejam profanadas ou que se tornem local de reunião para os partidários linha-dura de Kadafi.

david sperry/ap/aeCorpos de Kadafi e do filho Mutassim foram retirados de frigorífico e levados para o deserto líbio 
Corpos de Kadafi e do filho Mutassim foram retirados de frigorífico e levados para o deserto líbio

Um sobrinho do ex-governante líbio fez uma prece na cerimônia, disse Ibrahim Beit Amal, porta-voz do Conselho Militar de Misurata. Beit Amal disse que os corpos do filho de Kadafi, Mutassim, e do ex-ministro da Defesa, Abu Bakr Younis, também foram sepultados no local. Mutassim e Abu Bakr foram mortos na quinta-feira passada, durante o assalto a Sirta, cidade natal de Kadafi. O ex-governante líbio, que governou o país durante quase 42 anos, também foi morto na quinta-feira perto de Sirta.

Os novos governantes da Líbia prometeram investigar a morte de Kadafi. Um vídeo divulgado no final de semana mostrava o ex-governante vivo, embora bastante ensanguentado, recebendo socos e injúrias dos rebeldes. Aparentemente, ele foi morto com um tiro na cabeça logo depois. Também foram reveladas fotos de Mutassim, que teria sido capturado vivo e depois executado.

No começo desta semana, o líder interino líbio Mustafá Abdul Jalil declarou o fim da guerra civil de oito meses, começando o que deverá ser uma transição de dois anos para a democracia.

Já o governo do Níger disse que se Seif al-Islam Kadafi chegar ao país poderá receber asilo. "Se ele chegar aqui, o governo vai aceitá-lo, mas o governo também precisará respeitar suas obrigações internacionais. Ele é quem decide (se continua fugindo ou vem para o Níger)", disse Rissa ag Boula. Ele declarou que Seif al-Islam, que é procurado pelo Tribunal Penal Internacional, parece estar prestes a cruzar para a Argélia, com o objetivo de seguir para o Níger. Esta é a mesma rota que seu irmão Al-Saadi Kadafi e mais de 30 pessoas leais ao falecido coronel usaram em setembro.

Ao contrário do irmão que já está no Níger, Seif al-Islam é uma das duas figuras do regime que é procurada pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade, cometidos durante a prolongada batalha pelo poder. Em razão de sua grande população de tuaregues, o Níger foi um dos últimos países a reconhecer os novos líderes líbios. Mesquitas e hotéis em todo o país foram construídos por Kadafi e ele continua bastante popular no Níger, o que faz da nação um santuário natural para os fugitivos que pertenciam a seu círculo interno.

ENTERRO

Na noite de segunda, os corpos de  Kadafi, Mutassim Kadafi e Abu Bakr Younis foram retirados do freezer em um shopping center em Misurata e levados a uma escola onde partidários de Kadafi ou suspeitos de serem partidários do ex-governante são mantidos em detenção, disse Mohammed al-Madani, ele próprio um dos detidos no local e clérigo islâmico.

Às 1h30 da madrugada, al-Madani e outro detido receberam ordens para fazer as preces finais para os três mortos, cujos corpos tiveram as faces cobertas. Al-Madani disse que inicialmente se recusou, mas temeu não ter alternativas e acabou concordando em rezar.

Beit Amal disse que um sobrinho de Kadafi e dois dos filhos de Abu Bakr participaram das preces. O sobrinho de Kadafi foi mais tarde identificado como Abdel Rahman Abdel Hamid, filho da irmã de Kadafi e detido desde que tentou fugir de Sirta em setembro.

Os corpos então foram colocados em caixões, entregues às autoridades e levados para outro lugar onde foram sepultados, o que aconteceu às 5h da manhã, disseram al-Madani e Beit Amal. Segundo o último, o lugar de sepultura não fica "distante" de Misurata. Como parte da tradição muçulmana, os corpos foram enterrados em covas alinhadas. Beit Amal disse que será dado acesso ao local de sepultamento às organizações internacionais que pedirem isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga abaixo o que achou deste post