terça-feira, 23 de agosto de 2011

Farol de Mãe Luiza completa 60 anos

Em tempos de localização por satélite, equipamento continua com papel determinante para navegação
Paulo de Sousa // jpaulosousa.rn@dabr.com.br

Se perguntarem ao natalense se ele conhece o "Farol Natal", localizado na "Ponta do Pinto", talvez ele fique pensativo e não saiba responder. Mas esse é o nome oficial do Farol de Mãe Luiza, que completa este mês 60 anos de sua construção e popularmente leva o nome do bairro onde foi erguido. E para quem pensa que essa é uma estrutura obsoleta em tempos de internet e localização via satélite, a resposta do capitão de corveta Itamar da Silva Santos, comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste da Marinha do Brasil, é que o farol "é o principal auxílio à navegação para aqueles que se aproximam do porto de Natal".


Com alcance luminoso de 72 Km, farol é o principal auxílio para chegada ao Porto Foto:Paulo de Sousa/DN/D.A Press
Itamar Santos lembra que mesmo com os equipamentos modernos de navegação usados nos navios da Marinha, há embarcações menores, como as usadas por pescadores, que não dispõem do aparelho GPS (Global Posicion System) e dependem do farol para navegar à noite. "Permite que eles retornem a terra com segurança. E mesmo os que podem localizar-se por satélites, usam o farol para preparar suas chegadas ao porto, pois ele dá a precisão pela carta náutica".

O capitão explica que o Farol Natal, como é chamado pela Marinha, foi inaugurado em 15 de agosto de 1951 para substituir o que existia nas proximidades do Forte dos Reis Magos, às margens do Rio Potengi, que era de pequeno porte e já não atendia às necessidades de segurança na navegação da costa potiguar. O Farol de Mãe Luiza foi construído no ponto mais alto de Natal, no bairro que dá o seu nome popular, e ergue-se a 37 metros do chão e a 87 metros do nível do mar. Seu alcance luminoso é de 72 quilômetros. É um dos 175 sinais luminosos distribuídos entre os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Alagoas, que fazem parte do 3º Distrito Naval da Marinha. E é um dos três guarnecidos militarmente, junto com o de Touros e Areia Branca.

Quatro marinheiros tomam conta da manutenção do farol, revezando-se um por dia. O que está a mais tempo nessa função é o sargento Marcial de Oliveira, há quatro anos trabalhando como faroleiro de Mãe Luiza. Ele conta que seu trabalho é basicamente o de verificação do funcionamento da lanterna, limpeza e vigilância do posto. "Gosto do meu serviço, pois é bastante tranquilo. Não tenho do que reclamar".

Durante a manhã de ontem, a Marinha realizou uma cerimônia de comemoração da data. Eles receberam no Farol de Mãe Luiza a visita de estudantes da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, localizada no bairro. Entre eles, Caio Henrique, 15 anos, diz ter sido a primeira vez a visitar o local e ficou feliz por conhecer um dos pontos turísticos de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga abaixo o que achou deste post