Paulo de Sousa // jpaulosousa.rn@dabr.com.br
Se perguntarem ao natalense se ele conhece o "Farol Natal", localizado na "Ponta do Pinto", talvez ele fique pensativo e não saiba responder. Mas esse é o nome oficial do Farol de Mãe Luiza, que completa este mês 60 anos de sua construção e popularmente leva o nome do bairro onde foi erguido. E para quem pensa que essa é uma estrutura obsoleta em tempos de internet e localização via satélite, a resposta do capitão de corveta Itamar da Silva Santos, comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste da Marinha do Brasil, é que o farol "é o principal auxílio à navegação para aqueles que se aproximam do porto de Natal".
Com alcance luminoso de 72 Km, farol é o principal auxílio para chegada ao Porto Foto:Paulo de Sousa/DN/D.A Press |
O capitão explica que o Farol Natal, como é chamado pela Marinha, foi inaugurado em 15 de agosto de 1951 para substituir o que existia nas proximidades do Forte dos Reis Magos, às margens do Rio Potengi, que era de pequeno porte e já não atendia às necessidades de segurança na navegação da costa potiguar. O Farol de Mãe Luiza foi construído no ponto mais alto de Natal, no bairro que dá o seu nome popular, e ergue-se a 37 metros do chão e a 87 metros do nível do mar. Seu alcance luminoso é de 72 quilômetros. É um dos 175 sinais luminosos distribuídos entre os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Alagoas, que fazem parte do 3º Distrito Naval da Marinha. E é um dos três guarnecidos militarmente, junto com o de Touros e Areia Branca.
Quatro marinheiros tomam conta da manutenção do farol, revezando-se um por dia. O que está a mais tempo nessa função é o sargento Marcial de Oliveira, há quatro anos trabalhando como faroleiro de Mãe Luiza. Ele conta que seu trabalho é basicamente o de verificação do funcionamento da lanterna, limpeza e vigilância do posto. "Gosto do meu serviço, pois é bastante tranquilo. Não tenho do que reclamar".
Durante a manhã de ontem, a Marinha realizou uma cerimônia de comemoração da data. Eles receberam no Farol de Mãe Luiza a visita de estudantes da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, localizada no bairro. Entre eles, Caio Henrique, 15 anos, diz ter sido a primeira vez a visitar o local e ficou feliz por conhecer um dos pontos turísticos de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Diga abaixo o que achou deste post