sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Começa campanha de vacinação contra a raiva

Cães e gatos de estimação devem ser vacinados até 10 de dezembro. Meta é abranger ao menos 80% dos 681 mil animais no RN


Proprietários de cães e gatos devem vacinar seus animais até o dia 10 de dezembro na Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina que começou ontem em todo Rio Grande do Norte. A Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza a campanha, por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), e promove o dia "D" em 26 de novembro, das 8h às 17h. A expectativa é de que sejam vacinados em todo estado um total de 681.290 animais, sendo 471.933 cães e 209.357 gatos.


Sesap promoverá Dia "D" de vacinação no dia 26 de novembro Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
A meta do RN é vacinar a cada campanha, no mínimo, 80% dos cães estimados. Para alcançar esse percentual, deverão ser vacinados 377.546 cães. Natal abriga 17,7% de todos os animais estimados do Estado, ou seja, 120.418 animais, sendo 85.673 cães e 34.745 gatos. A 2ª Unidade Regional de Saúde Pública - com sede em Mossoró e engloba 26 municípios - é a região com o maior número de cães a vacinar e um total de 132.041 animais (91.119 cães e 40.922 gatos).

Em Natal, por exemplo, desde a última segunda-feira os agentes de combate as endemias intensificam a vacinação dos animais em alguns bairros como Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul que não terão postos de vacinação no dia "D". O coordenador do Centro de Zoonoses, Diógenes Soares, explicou que os animais que não forem imunizados até o dia 25 devem ser levados no dia "D" a um dos 179 postos de vacinação que serão espalhados pela cidade.

De acordo com Diógenes somente nessa primeira semana foram imunizados na capital potiguar cerca de 2,2 mil cães e gatos. A meta inicial é vacinar em torno de 65 mil cães. O último caso de raiva em humano registrado em Natal foi em 1984. "É importante que os animais sejam vacinados em todas as campanhas porque a imunização só vale por um ano", disse. No dia "D" em Natal estarão envolvidas cerca de 950 pessoas, entre veterinários, agentes e supervisores, além de estagiários dos cursos de enfermagem e zootecnia. 

Desde 1975 o RN desenvolve ações preventivas contra a doença, com destaque para as campanhas de vacinação. A recomendação da Suvan é começar as ações na área rural, vacinando os animais casa a casa, e, na área urbana dos maiores municípios, a orientação é de que a imunização seja concentrada em um único dia, o dia "D", geralmente um sábado. No entanto, cada município pode adotar outras estratégias, de acordo com a sua realidade.

Até 2012, o Ministério da Saúde planeja eliminar a raiva humana transmitida por cão no meio urbano, compromisso que faz parte de sua Agenda Estratégica, conforme acordo com outros países da América Latina, durante a 15ª Reunião Interministerial de Saúde e Agricultura e a 12ª Reunião dos Diretores da Raiva nas Américas 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga abaixo o que achou deste post